julho 30, 2020

Psicoterapia: o que é, sua importância e para quem é destinada

O ritmo desenfreado da sociedade materialista e a pandemia da Covid-19, trouxeram à tona diversas mudanças de valores sem levar em conta a individualidade do ser, além de desencadear paralelamente diversas patologias como ansiedade, síndrome do pânico, angústias, baixa autoestima, depressão, falta de sensação de realização pessoal, entre outras.

De acordo com estudo realizado pela a OMS, o Brasil tem a maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde, 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade e a depressão afeta 5,8% da população. 

O que é a psicoterapia

A Psicoterapia visa facilitar a mudança e melhorar a qualidade de vida, bem como a possibilidade de desenvolvimento do autoconhecimento, muitas vezes aqueles que nem a gente conhece. 

De origem grega, a palavra psicoterapia é um tratamento voltado para restabelecer a saúde mental das pessoas como um todo, curando as doenças da mente e transtornos psicológicos.

Psykhé: mente

Therapeia: ato de curar ou de restabelecer algo que foi perdido

A terapia pode ajudar qualquer pessoa a enfrentar barreiras que interferem no bem-estar emocional e mental. 

Winnicott dizia “psicoterapia, deve depender não dos pontos de vista do terapeuta, mas das necessidades do paciente ou do caso”.

A psicoterapia é um espaço totalmente seguro e controlado que você pode procurar sempre que sentir a necessidade de ser ouvido.

Por exemplo, uma pessoa que se irrita muito com atrasos, em um dia por acaso a (o) psicóloga (o) atrasou sem querer, o paciente podendo falar dessa raiva que sente referente o atraso da (o) psicóloga (o), pode entender que essa raiva desproporcional tem a ver com ter sido esquecido na escola pelos pais, o que o fez sentir -se abandonado ou rejeitado. Cada vez que alguém atrasa com ele, é como se o paciente acessasse esse sentimento que ficou gravado em seu corpo. Podendo acessar isso em sua terapia, com um profissional em um ambiente controlado, é possível a ressignificação deste “trauma”. 

Benefícios da psicoterapia

A psicoterapia é um enorme processo de encontro consigo mesmo, claro que levando em consideração as suas necessidades e ritmo de cada indivíduo.

Na psicoterapia o psicólogo faz a mediação entre você, suas emoções, conflitos, crenças, mágoas e traumas, com o objetivo do desenvolvimento psicológico e emocional. 

Entre os principais benefícios da psicoterapia, temos:

  • Desenvolvimento do autoconhecimento e autogestão emocionais
  • Autonomia para controlar diversas situações e emoções
  • Despertar a empatia, a assertividade e o pró ativismo
  • Cura de traumas e superação de limitações
  • Ter uma vida mais feliz, saudável e produtiva
  • Entender as causas de inseguranças e medos
  • Reflexões sobre carreira, luto e propósitos

E muito mais.

Para quem é indicada a psicoterapia?

Grande aliada para todos que buscam melhora dos aspectos emocionais, a psicoterapia oferece auxílio e maior entendimento frente às questões da vida.

Porém, a psicoterapia não deve ser lembrada apenas como recurso emergencial ou prevenção de distúrbios. Ela é considerada útil para todos que estão em busca de compreender melhor a si mesmo, aos outros e as mais diversas situações, buscando entender melhor as suas emoções.

Diferença entre a psicologia e a psicoterapia

Normalmente utilizados como sinônimos, psicologia e psicoterapia são diferentes e possuem suas particularidades.

A área da ciência que estuda o comportamento humano, seus processos mentais e suas interações é a psicologia. Já a psicoterapia é uma das possibilidades dentro da psicologia clínica, que trabalha através de conversas sobre as questões emocionais.

Quem pode usar o título de psicoterapeuta

O título de psicoterapeuta é destinado apenas a profissionais formados em Psicologia com especialização em Psicologia Clínica. 

A Psicoterapia exige estudos e constante aprimoramento sobre o comportamento humano e suas emoções. Desta maneira, somente o profissional que tem diploma em Psicologia com especialização em Psicologia Clínica poderá ser intitulado como psicoterapeuta.

Tipos de psicoterapia

Como citamos anteriormente, o psicólogo especializado no setor clínico, pode trabalhar com diversas técnicas da Psicoterapia a fim de intervir nos problemas emocionais, comportamentais e transtornos dos seus pacientes.

Há diversos tipos de Psicoterapia, cujo objetivo é específico.

Conheça algumas das abordagens utilizadas:

  • Analítico-Comportamental
  • Cognitivo-Construtivista
  • Cognitivo-Comportamental
  • Fenomenologia
  • Gestalt-terapia
  • Humanista
  • Junguiana
  • Lacaniana
  • Psicanálise
  • Psicodrama
  • Transpessoal

É válido lembrar que a psicoterapia pode ser direcionada a diversas problemáticas, desde crise de identidade e de relacionamentos, até as crises de pânico, depressão, síndrome de Burnout, anorexia, fobias, entre outras.

Por este motivo, existem vários formatos de terapias, que são aplicadas por profissionais que se especializam no atendimento a determinado grupo de pessoas. São alguns exemplos:

  • Psicoterapia Individual
  • Psicoterapia do Idoso
  • Psicoterapia de Casal
  • Psicoterapia Familiar 
  • Orientação de Pais
  • Orientação profissional
  • Avaliação neuropsicológica

Conclusão

Para iniciar o processo terapêutico, é importante que o paciente esteja disposto a ouvir do terapeuta, uma pessoa que ele irá conhecer no decorrer da terapia. É preciso foco, comprometimento e, principalmente, querer a mudança. Mas antes de tudo é necessário confiança e paciência, pois nem sempre as coisas serão boas, e para isso contaremos com o tempo.E isso só é possível através da escuta que se faz do próprio paciente, mesmo que muitas vezes isso venha através de silêncio. 

Achamos que não, mas muitas vezes o silêncio diz mais do que palavras, pois é através dele “do vazio” que temos, que novas possibilidades podem surgir. 

Será uma troca mútua de informações, questionamentos e, assim, o profissional conseguirá compreender e trabalhar a demanda de cada paciente. 

Esse profissional é capacitado, atualizado e age de acordo com o código de ética, sempre com o objetivo de proporcionar o melhor atendimento para quem o procura.



Cadastre-se

e receba todas as novidades!